top of page
Buscar

ATÉ QUE PONTO A ANSIEDADE É NORMAL?

  • Foto do escritor: Psicóloga Luciana Sanches França
    Psicóloga Luciana Sanches França
  • 3 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

A ansiedade é uma reação natural diante de situações desconhecidas ou de enfrentamento.

É aquela expectativa, antes da viagem planejada. Aquele frio na barriga, antes de falar em público. É aquele misto de sensações no corpo, antes da entrevista de emprego. A ansiedade faz parte da nossa vida funcionando como um alerta para nosso corpo. Ela sempre vem antes de algo. É a antecipação de um evento futuro e, desaparece durante, ou após, o enfrentamento do momento esperado.





QUANDO A ANSIEDADE MERECE ATENÇÃO?


Quando as reações físicas começam a persistirem com pensamentos negativos e medo, ao ponto de prejudicarem a qualidade de vida, impedindo a pessoa de realizar tarefas que antes pareciam simples, a ansiedade deixa de ser normal.


Estamos expostos a um número elevado de estímulos que favorecem o aparecimento de sintomas de ansiedade. Ambiente de cobranças excessivas, acúmulo de atividades para realizar, múltiplas funções, prazos, metas, más notícias, ameaças... Na tentativa frustrada de nos alertar à situações que deveriam ser temporárias mas se tornaram permanentes, nosso corpo e nossa mente começam a reagir com constância e intensidade: sudorese, insônia, taquicardia, falta de ar, mãos frias, tontura, alergias, e somado a isso pensamentos acelerados, medo de perder o controle, angústia, desânimo e fadiga, muita fadiga. O corpo cansa, a mente também cansa. Estamos diante de um nível de ansiedade elevado, que merece atenção.


Como anda a sua ansiedade?






 


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Psicóloga Luciana Sanches França

Rua Victoria Pena Giorgi, 21, Casa 2, Parque Marajoara, Santo André/SP.

1199236-6761

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

SITE DESENVOLVIDO POR LUCIANA SANCHES FRANÇA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

bottom of page