ATÉ QUE PONTO A ANSIEDADE É NORMAL?
- Psicóloga Luciana Sanches França
- 3 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
A ansiedade é uma reação natural diante de situações desconhecidas ou de enfrentamento.
É aquela expectativa, antes da viagem planejada. Aquele frio na barriga, antes de falar em público. É aquele misto de sensações no corpo, antes da entrevista de emprego. A ansiedade faz parte da nossa vida funcionando como um alerta para nosso corpo. Ela sempre vem antes de algo. É a antecipação de um evento futuro e, desaparece durante, ou após, o enfrentamento do momento esperado.

QUANDO A ANSIEDADE MERECE ATENÇÃO?
Quando as reações físicas começam a persistirem com pensamentos negativos e medo, ao ponto de prejudicarem a qualidade de vida, impedindo a pessoa de realizar tarefas que antes pareciam simples, a ansiedade deixa de ser normal.
Estamos expostos a um número elevado de estímulos que favorecem o aparecimento de sintomas de ansiedade. Ambiente de cobranças excessivas, acúmulo de atividades para realizar, múltiplas funções, prazos, metas, más notícias, ameaças... Na tentativa frustrada de nos alertar à situações que deveriam ser temporárias mas se tornaram permanentes, nosso corpo e nossa mente começam a reagir com constância e intensidade: sudorese, insônia, taquicardia, falta de ar, mãos frias, tontura, alergias, e somado a isso pensamentos acelerados, medo de perder o controle, angústia, desânimo e fadiga, muita fadiga. O corpo cansa, a mente também cansa. Estamos diante de um nível de ansiedade elevado, que merece atenção.
Como anda a sua ansiedade?

Comments