A CARÊNCIA EMOCIONAL VAI FAZER VOCÊ ACEITAR MIGALHAS E VOCÊ VAI CHAMAR ISSO DE BANQUETE.
- Psicóloga Luciana Sanches França
- 7 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
A carência é aquela sensação de incompletude, de vazio interno. Sem autoresponsabilidade e com autoestima baixa você vai acreditar que precisa de alguém para preencher esse espaço em você. De certa forma, crescemos ouvindo que NÃO somos completas e precisamos encontrar “a tampa da panela”, “a cara metade”, a “a metade da laranja”. Mas será que alguém é capaz de preencher o vazio em nós? Será que alguém tem a responsabilidade de nos fazer feliz?

Quando você acredita que sim, ao se apaixonar, você vai achar que aquela pessoa é a sua salvação e, para não perdê-la, você irá se sujeitar a receber migalhas - afinal tudo o que você necessita é a presença dela em sua vida.
Em relacionamento assim não há troca! Tudo é uma via de mão única: você doa, doa, doa e além de nunca receber nada, acredita que não doou o suficiente. Uma mísera migalha recebida se tornará um banquete! (O seu lema será: eu faço por amor e não preciso receber nada. E assim se contentará com o mínimo) O desprezo que você vai receber vai te fazer sentir culpa: você vai acreditar que fez algo errado e que merece ser ignorada!
Você vai pedir desculpas até quando estiver com a razão, mesmo sabendo que é a outra pessoa, a errada!
Você vai fazer de tudo para agradar e nada vai ser suficiente.
O mínimo de esforço do outro por você, será chamado de amor!
Você vai ser chamada de egoista!
Você vai acreditar que é feliz, mesmo tendo certeza que não é! Afinal, você vai ouvir: Ninguém vai te amar como eu te amo! Ninguém vai querer você. Você tem sorte em ter alguém como eu!
A carência emocional vai te colocar em um relacionamento abusivo e você terá dificuldade de sair dele!
Cuide de você: colocar no outro a responsabilidade de preencher o vazio que você sente vai te custar a felicidade de uma vida leve!
Comments